Alteração no limite de cadastro do doador voluntário

O Ministério da Saúde alterou a idade limite do cadastramento de candidatos à doação de medula óssea para 35 anos (antes era 55), conforme publicado na Portaria n° 685, de 16 de junho de 2021.

As demais condições para o cadastramento não sofreram alteração: Ter entre 18 e 35 anos, boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas. O limite para efetivar a doação de medula óssea não- aparentada também não foi alterado, ou seja, todos os doadores (mesmo os que irão se cadastrar a partir do novo critério de idade) poderão realizar a doação até 60 anos de idade.

Perguntas e respostas sobre o limite de cadastro do doador voluntário

Todos os doadores cadastrados no REDOME permanecem no banco de dados e podem realizar a doação até completar 60 anos. Este critério não foi alterado, ou seja, mesmo os que se cadastrarem a partir de agora, poderão doar até 60 anos.


Category: Perguntas e respostas sobre o limite de cadastro do doador voluntário

← Se eu me cadastrar com 35 anos posso doar até qual idade?

Não. Todos os doadores, cadastrados no antigo (até 55 anos) ou novo critério (até 35 anos), permanecem no REDOME até 60 anos, podendo realizar a doação até esta idade.


Category: Perguntas e respostas sobre o limite de cadastro do doador voluntário

← Se eu me cadastrei com mais de 35 anos, antes do novo critério, eu irei sair do cadastro?

A alteração no limite de idade para cadastro de doadores no REDOME levou em consideração critérios técnicos e estudos científicos que indicam que doadores mais jovens melhoram os resultados do transplante com doador não-aparentado. Assim, a chance de doadores acima de 35 anos serem selecionados para transplante é muito inferior a de doadores mais jovens. Por este motivo, nos últimos anos, diversos registros internacionais alteraram suas regras de cadastro reduzindo a idade limite de doadores voluntários.


Category: Perguntas e respostas sobre o limite de cadastro do doador voluntário

← Por que a partir de agora, só podem ser cadastrados voluntários até 35 anos?

Sim. Além do limite da idade de 35 anos, o cadastro de novos doadores vai incluir a realização de testes de compatibilidade mais completos, o que poderá facilitar a identificação de doadores compatíveis. Esta alteração também foi baseada em informações técnicas e científicas, além de recomendações internacionais.


Category: Perguntas e respostas sobre o limite de cadastro do doador voluntário

← O cadastro de novos doadores sofreu alguma outra alteração?

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.