AMEO e Track & Field promovem corrida para celebrar o WMDD

Uma corrida em prol da doação de medula óssea. Esse foi o tema da Associação da Medula Óssea (AMEO) para celebrar o World Marrow Donor Day (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea – deste ano. A ação, uma parceria com a Track & Field e apoio do REDOME, aconteceu no dia 10 de setembro, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo (SP). A corrida ainda contou com as participações de doador e paciente, que se encontraram pela primeira vez na véspera do evento.

Durante a abertura, um representante da Track & Field mobilizou todos os participantes para a causa da atualização de cadastro do doador no REDOME e chamou Felipe de Oliveira (doador) e Maria Eduarda Canovilis (paciente) para demonstrar que se Felipe não estivesse com seus dados atualizados no Registro, ele poderia não ter sido localizado para Maria.

Maria Eduarda é do interior de São Paulo e Felipe, do Paraná. Os dois já trocavam informações depois de seis meses do transplante, de acordo com as políticas do REDOME, e foram revelados para participar da ação. “Quando fiz a doação, eu não esperava conhecer a pessoa para quem doei, mas conhecer a Duda tornou tudo ainda mais bonito”, comenta o doador.

O transplante de Maria Eduarda aconteceu em fevereiro de 2016. Segundo os pais da menina, os médicos informaram que havia quatro possíveis doadores compatíveis e apenas um 100% compatível, que foi Felipe. “Nós temos muito a agradecer a todos os médicos, enfermeiros e ao nosso herói sem capa, Felipe”, comenta o pai da menina, Ricardo Vona.

Este é o segundo ano em que a AMEO comemora o WMDD com uma corrida. Junto ao REDOME, a Associação criou um espaço para que os participantes recebessem explicações sobre a doação e fizessem fotos para participar da campanha do WMDD.

Felipe de Oliveira (doador) e Maria Eduarda Canovilis (paciente)

 

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.