AMEO realiza corrida em São Paulo para comemorar o WMDD

corrida3

Para celebrar o World Marrow Donor Day (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, a AMEO – Associação da Medula Óssea, junto com a Prefeitura de São Paulo e o REDOME, realizou uma corrida de rua na Zona Norte de São Paulo, no dia 18 de setembro. Além de promover ações para a conscientização da atualização de cadastro do doador inscrito no Registro, o evento contou ainda com a participação de um par (doadora e paciente), que havia se encontrado pela primeira vez na véspera da corrida.

O REDOME participou com um estande, onde foram distribuídos folhetos explicativos e o pin comemorativo do marco de 4 milhões de doadores. No estande também havia um espaço destinado à fotografia como apoio ao WMDD. O gerente do REDOME, Alexandre Almada, junto à paciente transplantada, Larissa Pereira, realizou a largada da corrida às 7h.

O destaque do dia foi a revelação entre paciente e doadora. Larissa Pereira, professora de São Paulo, pode finalmente conhecer Aline Colombo, a doadora que salvou sua vida. Aline é policial militar e veio de Porto Velho, Rondônia, para encontrar Larissa. “Eu esperei por esse momento, desde que soube que tinha um doador 100% compatível comigo. Desde o sim dela para a doação, eu fiquei imaginando como poderia ser este encontro”, conta Larissa.

A etapa fez parte do Circuito Popular de Corrida de Rua e teve uma prova de 5 km, para os corredores, e 2,5 km de caminhada para todos que quisessem participar. Dentre os cinco mil participantes, estavam pacientes, médicos, voluntários, parceiros e funcionários da AMEO. Larissa e Aline fizeram a entrega dos troféus para os vencedores da corrida.

corrida2

 

AMEO realiza conscientização e lança vídeo sobre a importância do cadastro atualizado

Além da corrida, a AMEO promoveu uma ação de conscientização sobre a importância da atualização dos dados de cadastro do doador. No início da corrida, foi entregue a alguns participantes, um vale-brinde para a retirada de presente ao final da corrida, no estande da AMEO. Conforme cada participante ia buscar a surpresa, eles eram informados que o presente não havia sido encontrado. A AMEO explicava que esta pode ser a mesma sensação de um paciente que precisa do transplante, quando o doador está com o cadastro desatualizado e não pode ser encontrado.

Todas as etapas da ação foram gravadas. Veja o vídeo da AMEO:

Veja o vídeo do encontro de Larissa e Aline:

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.