Como Realizar uma Campanha

Desde 2004, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) apóia campanhas de captação de doadores de medula óssea em parceria com hemocentros, empresas e instituições no Brasil. Estas campanhas têm como objetivos a manutenção do REDOME e a conscientização do doador voluntário.

O primeiro passo para realizar a campanha é contatar o hemocentro do estado. Este órgão é responsável pelo cadastramento e coleta de sangue dos candidatos a doadores. Antes do cadastro e coleta do sangue, é realizada uma palestra informativa sobre doação de medula. O hemocentro também é responsável pelas informações que serão passadas durante a palestra.

É importante ter empresas ou organizações não governamentais parceiras, que possam divulgar internamente para seus funcionários e para a população em geral, informações sobre a doação. Além disso, as organizações podem apoiar as campanhas com impressão de material gráfico, produção de camisetas, entre outros materiais.

Campanhas abertas à população de um determinado município, visando um grande número de pessoas, devem ser realizadas em local amplo (como universidades ou colégios) e de fácil acesso para a população.

Parceiros que devem ser envolvidos nas campanhas:

Hemocentro – Fornece todo o material e os coletores de sangue no dia da campanha. Caso o hemocentro não tenha um número suficiente de profissionais para disponibilizar no dia da campanha, é possível buscar parceiros nas universidades, hospitais, laboratórios e instituições parceiras.

Laboratório de Imunogenética – Recebe as amostras coletadas dos doadores cadastrados para identificação das características genéticas. Não está autorizado a realizar campanhas individualmente, apenas em parceria com o hemocentro.

Empresas – Ajuda com voluntários, divulgação e, se possível, com local, transporte, alimentação e material gráfico.

Entidades Governamentais – Devem ser acionadas para ficarem de sobreaviso (polícia, bombeiros).

Organizações da Sociedade Civil – Apóiam o evento com voluntários ou com dinheiro para a produção de material gráfico e alimentação dos voluntários.

REDOME – Fornece informações sobre doação de medula óssea e dados atualizados relacionados ao cadastro de doadores e transplantes realizados; Disponibiliza arquivos de folhetos sobre o assunto.