Estado do Mato Grosso realiza fórum sobre a doação de medula óssea

Danielli Oliveira (coordenadora técnica do REDOME), Robson Trindade (transplantado há seis anos), Ondanir Bortolini (autor da lei estadual que incentiva o cadastro do doador consciente de medula óssea) e Silvana Salomão (diretora do MT Hemocentro).

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em parceria com o Hemocentro de Mato Grosso e a Secretaria Estadual de Saúde, realizou o fórum Avanços e Desafios do REDOME no Estado de Mato Grosso, no dia 22 de maio, na sede da Assembleia. O REDOME foi convidado a participar para apresentar os dados referentes aos doadores do estado e as propostas de atuação.

O fórum foi realizado para celebrar a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea (21 a 27 de maio), instituida pela Lei Estadual n° 9.807/2012, de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini. O objetivo do evento, além de discutir temas sobre a doação de medula, foi apresentar o trabalho feito pelo estado para cadastrar um doador consciente.

A coordenadora técnica do REDOME, Danielli Oliveira, apresentou as palestras “História do REDOME e os Novos Desafios para o Transplante de Medula Óssea” e “REDOME no Estado do MT e as Propostas para 2018”. Danielli ainda chamou a atenção para o ato voluntário ao realizar o cadastro, ressaltando a importância de que somente as pessoas que realmente tenham o desejo de doar, devem entrar para o REDOME.

“A participação neste evento reforça a importância do trabalho dos hemocentros junto à sociedade, promovendo o cadastramento de doadores cada vez mais conscientes e responsáveis do seu papel. Esta atuação tem permitido o crescimento do REDOME não só em números, mas também em qualidade dos serviços que podemos oferecer aos pacientes brasileiros e internacionais”, comenta Danielli.

As ações realizadas durante a Semana atraíram doadores conscientes e colaboraram para a descentralização de quatro Unidades de Coleta e Transfusão (UCT). “É emocionante ver as pessoas vindo realmente dispostas a serem doadoras de medula óssea”, comenta Juliana Cíntia, enfermeira que atua na coleta do MT Hemocentro. As quatro UCTs que foram descentralizadas são nos municípios de Rondonópolis, Cáceres, Sorriso e Sinop. De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão, tal conquista vai garantir que a informação sobre a doação de medula chegue nas regiões compreendidas pelos municípios de forma mais eficiente.

Para o deputado Ondanir Bortolini, as pessoas estão mais conscientes da importância da doação de medula óssea e sangue. “As campanhas de medula óssea se intensificaram no estado e o cidadão teve mais acesso à informação devido a eventos como estes. Sem o MT Hemocentro e o REDOME, jamais seriam realizadas as mobilizações”, comenta Ondanir.

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.