Hemoce realiza evento para homenagear doadores de 2018

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, realizou uma solenidade para homenagear os doadores de medula óssea que realizaram a doação no ano de 2018. Entitulada como Festa da Gratidão, a ação também celebrou a Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea, que ocorre entre os dias 14 e 21 de dezembro.

O evento teve como objetivo homenagear, agradecer e reforçar a importância de ser um doador. Durante a solenidade, todos os doadores do ano receberam a medalha de reconhecimento. “É apenas uma pequena demonstração da nossa gratidão porque a oportunidade de salvar uma vida é algo tão valioso que não tem nem como mensurar. Cada vez que a gente fica sabendo que existe a compatibilidade, é uma festa. E hoje é um dia para dividir com todos a nossa alegria”, disse Francisca Rodrigues, coordenadora do setor de medula óssea do Hemoce.

Só no ano de 2018, 12 pessoas, cadastradas pelo Hemoce no REDOME, foram compatíveis com pacientes que aguardavam transplante de medula óssea. Dentre elas, a costureira Antônia Machado que recebeu a medalha de reconhecimento. “Quando me disseram que eu era compatível e podia doar para quem estava precisando, eu fiquei muito, muito feliz. E naquele momento, eu estava passando por um período delicado porque eu tinha acabado de perder minha mãe, então tudo isso me deixou muito sensibilizada”, lembrou.

A solenidade contou ainda com apresentações culturais e a coreografia natalina da Escola de Dança Yaline Saboia. Além das apresentações, também foram exibidos vídeos de doadores que moram em outros estados e não puderam comparecer fisicamente, por isso, gravaram depoimentos. “O que posso dizer é que é um procedimento rápido e simples para uma finalidade imensurável que é poder salvar a vida de uma pessoa. Então, faça o cadastro que um dia você pode ser o anjo na vida de alguém”, declarou o doador Rafael Gondim.

Desde 2000, o Hemoce já cadastrou cerca de 184 mil pessoas como possíveis doadores de medula óssea no REDOME. O Ceará também coleta células para transplante de medula alogênico não aparentado em pacientes de outros estados e países. Desde 2012, foram feitas 56 coletas, sendo 32 para transplante de medula óssea no Brasil e 24 em outros países (Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Canadá, Argentina, Holanda e Turquia).

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.