Hospital Rio Grande fecha ano de 2019 com 95 transplantes

O Hospital Rio Grande, que faz parte da rede de colaboração REDOME, fechou o ano de 2019 com 95 transplantes de medula óssea realizados. O número representa um aumento de 48% em relação aos transplantes feitos em 2018 e contempla procedimentos autólogos, aparentados e não aparentados.

O hospital é o único habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar transplante de medula óssea no Rio Grande do Norte e conta com uma infraestrutura de oito leitos e ambulatório especializado na Unidade de Transplante. Segundo Rodolfo Soares, Hematologista responsável técnico pela Unidade de Transplante do Rio Grande, um dos grandes problemas que o transplante enfrenta no país, em especial na região nordeste, é a baixa disponibilidade de leitos.

“Em 2019, iniciamos uma linha de cuidado para melhorar todo o processo do transplante, com foco na qualidade da assistência e na valorização do cuidado da equipe multiprofissional. Isso trouxe resultados visíveis, pois motivou a equipe e melhorou o serviço. Outro fator que ajudou o serviço do transplante como um todo foi o crescimento das Casas de Apoio, as quais prestam um belíssimo trabalho de acolhimento aos pacientes nesse momento de grande vulnerabilidade que é o transplante”, pontua Rodolfo.

No transplante não aparentado, o Rio Grande faz cerca de 10 procedimentos por ano e em 2019 realizou 53 coletas de doadores para o transplante, sendo o centro que mais fez este tipo de procedimento.

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.