Hospital Rio Grande realiza ação de conscientização sobre doação de medula óssea

O Hospital Rio Grande, um dos centros que fazem transplante não aparentado e integra a rede de colaboração REDOME, realizou uma conscientização sobre a doação de medula óssea e gravou um vídeo com a participação de pacientes que fizeram transplante por meio de um doador desconhecido. Para finalizar a ação, foi realizada uma campanha de cadastramento, em parceria com o Hemonorte e a associação HATMO – Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea no Rio Grande do Norte – que aconteceu no dia 22 de março, no Hospital.

A ação foi idealizada pelos funcionários do hospital engajados com a causa do transplante. O video de conscientização foi gravado com a participação de pacientes, funcionários e o coral do hospital. Durante a semana que antecedeu a campanha, publicações foram feitas nas redes sociais do hospital com o objetivo de conscientizar e explicar como é feito o cadastro, além de convidar o público para comparecer ao evento.

No dia 22, o coral voltou a se apresentar na unidade para comemorar a campanha e recepcionar os voluntários que foram realizar o cadastro. Funcionários, familiares e acompanhantes de pacientes participaram da campanha, além do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.

O Hospital Rio Grande é o único do estado habilitado para realizar o transplante não aparentado. Segundo dados divulgados pelo hospital, o vídeo teve mais de 60 mil visualizações e foram cadastrados 203 doadores. “Com apenas 5ml de sangue e uma entrevista de poucos minutos, qualquer pessoa, entre 18 – 55 anos e em bom estado de saúde, pode entrar no cadastro nacional e salvar vidas. Em nome de todos os funcionários e pacientes do Hospital Rio Grande, agradeço aos 203 voluntários que vieram em nossa unidade no dia 22 de março para doar um pouquinho de si”, comenta Luiz Roberto Leite Fonseca, diretor-geral do Hospital Rio Grande.

Veja o vídeo realizado pelo Hospital Rio Grande:

Galeria de fotos:

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.