ICDF realiza o primeiro transplante não aparentado pediátrico

logo

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) – Brasília, realizou o primeiro transplante não aparentado pediátrico. O procedimento ocorreu no final de outubro, na Unidade de Transplante de Medula Óssea Pietro Albuquerque do ICDF.

O paciente infantil, que era portador de anemia aplástica grave, obteve a “pega da medula” (momento em que as células da medula infundidas conseguem produzir novas células do sangue em quantidade sufuciente) no final de novembro.

Para comemorar a nova data de aniversário do paciente, a equipe do ICDF preparou uma surpresa: Ele recebeu o certificado “Honra ao Mérito” das mãos do médico responsável pela pediatria da unidade de transplante, Carlos Eduardo Sá Araújo, e do padrinho da unidade, Beto Albuquerque.

Para o doutor Carlos Eduardo Sá Araújo, foi um transplante complexo e desafiador, tendo em vista a gravidade do paciente. “Estamos muito felizes com essa conquista e dispostos a trabalhar cada vez mais para que outras crianças possam comemorar duas datas de aniversário, assim como este paciente”, afirma o médico.

A unidade de transplante do ICDF foi nomeada em homenagem a Pietro Albuquerque, filho de Beto Albuquerque, que faleceu devido a uma leucemia em 2009.

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.