Pró-Medula e REDOME celebram WMDD no Rock in Rio

O “Rock está no Sangue”. Com este tema, o Projeto Pró-Medula, com apoio do REDOME, divulga o World Marrow Donor Day (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea – durante o Rock in Rio, evento que começou no dia 15 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). Além do estande na Rock Street, a ação de conscientização também contou com doador e paciente no palco District, durante apresentação da Banda Jamz, no dia 16, quando foi comemorado o WMDD.

O estande funcionará em todos os dias do festival e conta com uma cabine fotográfica, onde os visitantes podem fazer fotos em prol do WMDD. As fotos são publicadas automaticamente na página oficial do Pró-Medula no Facebook, além de serem impressas no momento e entregues aos visitantes. Além da foto, quem passa pelo estande recebe uma pulseira de silicone com o site do REDOME gravado, como forma de conscientização sobre a atualização de cadastro do doador.

Segundo Danielli Oliveira, médica do REDOME / INCA, a ação de celebração do WMDD no Rock in Rio ampliou a divulgação da importância dos doadores manterem seus dados cadastrais atualizados para que eles possam ser localizados em caso de compatibilidade com algum paciente. “Esta mobilização para a atualização é fundamental e nos ajudará a superar uma das maiores dificuldades no processo de busca de doador para transplante. Juntamente com outras atividades promovidas por diversos hemocentros e ONGs no país, já conseguimos identificar um aumento de atualizações via website no primeiro final de semana do festival, quando comparado ao final de semana anterior”, explica a médica.

O público que visita o estande e demonstra interesse sobre a doação, pode fazer um pré-cadastro com o Pró-Medula para, posteriormente, receber mais informações sobre a doação e como é feito o cadastro no REDOME. Os que já são doadores podem atualizar seu cadastro no local. Para Gabriela Mesquita, idealizadora do Pró-Medula, a oportunidade de participar de um evento de grande porte, traz mais visibilidade para a causa. “Estamos muito felizes, pois no primeiro final de semana, conseguimos atualizar um bom número de cadastros e fizemos muitos pré-cadastros, que irão servir para orientar melhor os interessados em se tornar doador. Todo nosso trabalho está sendo feito online, pois tivemos essa preocupação com a preservação ambiental”, comenta Gabriela.

A ação foi desenvolvida para celebrar o WMDD, já que a data seria em um dos dias do festival. Como o tema da campanha mundial é o agradecimento ao doador, Maria Fernanda Lima (paciente) e Marcus Vinicius Rodrigues (doador) subiram no Palco District, junto a Gabriela Mesquita, idealizadora do Projeto, e Danielli Oliveira, médica do REDOME. A banda Jamz contou um pouco da história dos dois e mostrou para o público a importância da doação de medula óssea.

Maria Fernanda veio de Alagoas e Marcus do Pará para se conhecerem no Rio de Janeiro, com o apoio do REDOME. O primeiro encontro aconteceu no hotel em que a menina estava hospedada e logo depois eles foram para a Cidade do Rock, participar da ação.

Marcus conta que conhecer Maria Fernanda em um evento como o Rock in Rio e no Dia Mundial do Doador de Medula Óssea potencializou ainda mais a emoção. “Nosso encontro foi repleto de emoção e estou feliz por vê-la tão bem”, conta o doador. Para Janaina Lima, mãe da paciente, o encontro foi um momento único em suas vidas. “Agradeço a todos os envolvidos por esse encontro emocionante. Obrigada por proporcionarem a mim e a minha filha, uma experiência de amor e milagre, tornando possível o encontro com o anjo doador”, comenta Janaina.

Danielli Oliveira, Gabriela Mesquita, Janaina Lima, Maria Fernanda e Marcus Vinicius

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.