REDOME participa de congresso argentino sobre transplante de medula óssea

Para expandir ainda mais a cooperação internacional entre os registros e estreitar os laços com os demais registros e centros transplantadores da América Latina, o REDOME participou do 1º Congresso Argentino de Transplante e 2° Congresso da Latin American Blood Marrow Transplantation (LABMT), realizados pela parceria do Grupo Argentino de Trasplante de Médula Ósea (GATMO) e da LABMT. Os congressos aconteceram nos dias 18 e 19 de maio, no Sheraton Libertador Hotel, em Buenos Aires – Argentina.

O REDOME foi um dos expositores do evento e distribiu bottons e pins comemorativos das campanhas realizadas em prol da doação e da atualização de cadastro do doador. Além da divulgação das ações realizadas no Brasil, a diversidade genética brasileira, que faz com que o REDOME seja uma fonte de doadores para diversos países, também foi abordada no stand. Representantes de vários países do continente se reuniram com o coordenador do REDOME, Luis Fernando Bouzas, para discutir a criação de uma Rede Latino Americana de Registros com a cooperação técnica e experiência, principalmente, do REDOME e do Registro Argentino INCUCAI.

De acordo com Luis Bouzas, o REDOME é um programa bem sucedido que pode ser útil na assistência e servir de modelo para as atividade de transplante aos países latinos vizinhos. “Com o crescimento e o desenvolvimento do REDOME, temos condições de atender aos pacientes da América Latina com agilidade e a um custo mais adequado, comparado com outros registros, para assim estreitar ainda mais os laços com os serviços de saúde dos países vizinhos. Estas iniciativas já estavam propostas no âmbito do Mercosul  e quando, há alguns anos, propusemos a criação da LABMT. Além da proximidade genética e das condições socioeconômicas, o Brasil, por meio do REDOME, pode contribuir para a disseminação dos procedimentos na América Latina por meio de treinamento, educação continuada e implantação de novos centros”, afirma o coordenador.

Os congressos tiveram palestras técnicas sobre o transplante de medula óssea e contaram com palestrantes membros da LABMT. Duas palestrantes representaram centros transplantadores do Brasil: Belinda Simões, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, e Carmem Bonfim, do Hospital de Clínicas do Paraná.

 

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.