Semana do Transplante de Medula Óssea no CHN com nova unidade de transplantes

Cerimônia de inauguração da nova unidade de transplantes do CHN

O Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) realizou a Semana do Transplante de Medula Óssea, de 16 a 19 de abril. A Semana contou com a inauguração da nova unidade de transplantes do CHN, além de uma conscientização e captação de doadores para cadastro no REDOME. O CHN faz parte da rede de colaboração do registro brasileiro como um dos centros que realiza o transplante não aparentado.

A nova unidade, inaugurada no dia 18, aumenta de oito para 26, os leitos destinados para pacientes transplantados. “Projetamos um espaço seguro e com tecnologia de ponta para oferecer o melhor tratamento para nossos pacientes. A nova unidade expandirá nossa capacidade na área de terapia celular em onco-hematologia”, conta a diretora-geral do CHN, Ilza Boeira Fellows.

No último ano, o CHN realizou 127 transplantes de medula óssea, sendo 16 não aparentados (por busca no REDOME), e a expectativa é que haja um aumento de 10% no número de procedimentos este ano. O CHN é habilitado para realizar transplantes renais, musculoesquelético e de medula óssea (todos os tipos).

A captação de novos doadores para o REDOME, no dia 17, teve foco também na atualização de cadastro e foi uma parceria da ONG Davida Samaritanos com o Laboratório de HLA do Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ. Na dinâmica proposta pela equipe da ONG, o público recebia um número e deveria encontrar o participante que tivesse a mesma numeração – o que acontecia poucas vezes. A comparação mostrava o quanto é difícil encontrar um doador compatível. A equipe da UERJ recebeu os interessados em fazer parte do REDOME para realizar a coleta de sangue e dos dados pessoais de cadastro.

Além destas ações, o CHN realizou uma visita à nova unidade, no dia 16, e a sua 3ª Jornada do Transplante de Medula Óssea, no dia 19.

Conscientização para cadastro no REDOME

 

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.