WMDD 2020 é celebrado virtualmente em todo o mundo

“Este ano, nossos heróis usaram um novo disfarce”. Com este tema, o REDOME realizou a campanha virtual do World Marrow Donor Day (WMDD) 2020 – comemorado dia 19 de setembro – em todo o Brasil para conscientizar sobre a doação e incentivar a atualização do cadastro, além de homenagear os doadores pelo gesto de solidariedade. O Registro enviou máscaras de proteção personalizadas para sua rede de colaboração e todos os doadores que doaram durante a pandemia de Covid-19, para que participassem da campanha em suas redes sociais.

A campanha resultou em mais de 10 mil atualizações de cadastros pelo site do REDOME no mês de setembro, sendo 2 mil atualizações apenas no dia 19. Um resultado significativo, já que por conta da pandemia de COVID-19, os números de atualizações no site estavam abaixo do normal, com média de 5 mil atualizações mensais ao longo do ano de 2020. O objetivo do REDOME com esta campanha foi mostrar que mesmo com todos os desafios de uma pandemia, a doação de medula óssea não parou no país, atendendo aos pacientes que aguardavam por um transplante. Assim como nos anos anteriores, também foi destacada a importância dos dados atualizados para localização do doador em momentos como este, em que naturalmente há uma diminuição de novos cadastros, por conta do isolamento social.

“Neste ano, apesar de todos os desafios impostos pela COVID-19, a celebração do WMDD teve um caráter especial, pois deixou evidente o compromisso de nossos doadores e toda a rede de hemocentros, laboratórios, centros de transplante e ONGs, na consolidação desta atividade em nosso país. A criação de uma identidade visual estampada em todo o Brasil, juntamente com os relatos compartilhados pelos doadores nas redes sociais e toda a repercussão obtida junto aos diversos veículos de comunicação, reforçou a importância do cadastro de doadores voluntários, além de trazer esperança e inspiração em um momento de tanta incerteza”, pontua Danielli Oliveira, coordenadora técnica do REDOME.

As máscaras foram enviadas juntamente com uma carta de agradecimento e o convite para que os doadores compartilhassem publicações nas redes sociais com o uso das hashtags da campanha WMDD: #thankyoudonor e #WMDD2020. Muitos doadores, além de suas publicações, compartilharam com o Registro, vídeos e depoimentos que relatavam suas experiências. A fim de dar maior visibilidade a estas histórias, o REDOME criou uma página para reunir o conteúdo da campanha WMDD 2020. Clique aqui para acessar.

A campanha virtual foi uma proposta da World Marrow Donor Association (WMDA) – Associação Mundial de Doadores de Medula Óssea – que reúne registros de todo o mundo e é responsável pela criação e divulgação desta data. A nova forma de celebração foi uma alternativa encontrada para superar as dificuldades na realização de grandes eventos com aglomerações, o que representaria um grande risco à saúde coletiva, durante este período de pandemia. Além do Brasil, outros países realizaram celebrações virtuais. Veja o site oficial do WMDD.

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.