World Marrow Donor Day (WMDD) 2019

Para celebrar o WMDD, qualquer pessoa pode publicar uma foto em suas redes sociais (Facebook ou Instagram), contando sua história como doador / receptor ou apenas apoiando a causa. Basta publicar a foto e utilizar as hashtags na legenda: #thankyoudonor ; #WMDD2019 ; #IlumineaVidadeAlguém.

A rede de colaboração REDOME e ONGs podem ajudar de duas maneiras:

– Incentivar que doadores e pacientes contem suas histórias na página do WMDD, no site do REDOME ou em suas redes sociais (#thankyoudonor ; #WMDD2019 ; #IlumineaVidadeAlguém).

– Ajudar na iluminação (vermelho, azul e branco) de monumentos em diferentes cidades do Brasil. Basta publicar as ações nas redes sociais com as hashtags #LightRedBlueWhite e #WMDD2019.

No primeiro ano do WMDD (2015), o Brasil foi o único país da América Latina a comemorar a data e lançou o seu website durante a campanha internacional. Por dois anos consecutivos, o REDOME recebeu premiações por suas campanhas de atualização de cadastro e mobilização da rede de colaboração.

Em 2016, o Brasil concorreu com registros de mais de 40 países e ficou com o prêmio na principal categoria: O Grand Prize. Com as Olimpíadas 2016 no Brasil, o REDOME aproveitou a realização de um evento mundial para conscientizar os doadores sobre o registro brasileiro e a importância da atualização do cadastro, mostrando que eles poderiam salvar uma vida no Brasil ou em qualquer outro país. A campanha de conscientização foi feita durante o período olímpico e paralímpico, e conseguiu apoio de atletas brasileiros.

No ano de 2017, o REDOME ganhou o prêmio de Originalidade pelas ações realizadas junto aos Hemocentros e Ongs. Conscientizações aconteceram em pontos turísticos dos estados brasileiros e no dia do WMDD, o Cristo Redentor foi iluminado na cor laranja e aconteceu uma ação de conscientização no Rock in Rio.

– Mostrar à sociedade, a importância de se tornar um doador de medula óssea consciente que mantenha seu cadastro atualizado no Registro.

– Atualizar o maior número possível de cadastros de doadores, via formulário do site.

Atualize seu cadastro aqui.

– Atrair engajamento social, não apenas de doadores do REDOME, mas de multiplicadores que conscientizem sobre a doação de medula óssea e a responsabilidade do doador em atualizar seus dados.

O World Marrow Donor Day (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea – acontece no terceiro sábado de setembro de cada ano e tem como objetivo a conscientização sobre a doação de medula óssea. A data foi criada em 2015 pela World Marrow Donor Association (WMDA), associação mundial que reúne os registros de doadores de medula óssea, totalizando cerca de 35 milhões de doadores em todo o mundo.

Em 2019, o WMDD será comemorado no dia 21 de setembro e terá como tema, além do agradecimento ao doador, a iluminação de monumentos e pontos importantes das cidades nas cores da campanha (vermelho, azul e branco).

Clique aqui para ver o site oficial do WMDD.