Ceará realiza primeiros transplantes com doadores do REDOME

O estado do Ceará realizou os dois primeiros transplantes alogênicos não aparentados, quando a busca do doador é realizada no REDOME. Os procedimentos ocorreram durante o mês de abril e são frutos da parceria do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Estado, com o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Governo Federal.

De acordo com o hematologista Fernando Barroso, chefe da equipe de transplante de medula óssea do Hemoce e do HUWC, cerca de 40 profissionais da saúde estiveram envolvidos para a realização dos transplantes não aparentados. “Foram novos procedimentos complexos e inovadores. Nós estamos muitos felizes com esta conquista”, disse o hematologista.

A parceria entre o Hemoce e o HUWC foi iniciada em 2008, com a realização de transplantes de medula óssea autólogos, quando as células transplantadas são do próprio paciente. Em 2014, foi possível também garantir à população o transplante alogênico aparentado, quando as células são de um doador da família do paciente (geralmente um irmão). Apenas este ano, 14 transplantes de medula óssea já foram realizados no Ceará.

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.