Dia Nacional de Doação de Cordão Umbilical é comemorado pela primeira vez

cordao_umbilical

O Dia Nacional de Doação de Cordão Umbilical será comemorado no dia 8 de outubro, pela primeira vez. A data foi instituída pela Lei Nº 13.309, de 6 de julho de 2016, e tem o objetivo de estimular a doação.

O sangue de cordão umbilical (SCUP) é aquele encontrado no interior do cordão umbilical, que liga o recém-nascido à placenta. Ele é rico em células-tronco hematopoéticas, que são aquelas capazes de produzir os elementos fundamentais do sangue, essenciais para o transplante de medula óssea.

No Brasil, a Rede BrasilCord reúne 13 Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical e contará com mais três, em seu projeto de expansão. O objetivo da Rede é diversificar o material genético disponível para transplantes de medula óssea. Outro benefício é levar desenvolvimento tecnológico, servindo de base para novos centros realizarem transplantes.

Atualmente, o país tem cerca de 22.474 mil unidades de cordão armazenadas e 183 já foram identificadas e utilizadas para o transplante. Os 16 bancos juntos terão capacidade de armazenar até 60 mil bolsas de material genético da população brasileira: Quantidade considerada ideal para a demanda de transplantes no país, somada à colaboração dos doadores voluntários de medula do REDOME.

Clique aqui para saber mais sobre o sangue de cordão umbilical e a Rede BrasilCord.

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.