Encontro REDOME e Rede BrasilCord comemora 4 milhões de doadores

GRUPO1 

Em sua nona edição, o Encontro do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea e Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical comemora o marco de 4 milhões de doadores cadastrados e promove o primeiro encontro de um doador brasileiro com um paciente internacional. O evento anual, que aconteceu junto com a 14ª Jornada de Atualização em Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas do Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA, foi realizado de 15 a 17 de junho, no Windsor Guanabara Hotel, no Rio de Janeiro.

Com cerca de 300 especialistas, o Encontro do REDOME deste ano teve como objetivo integrar a rede que trabalha junto ao registro, alinhar os fluxos de trabalho e promover um debate técnico entre profissionais de todo o Brasil, envolvidos em diversas etapas do transplante de medula óssea não aparentado e de sangue de cordão umbilical. Para celebrar os 4 milhões de doadores, foi realizada uma homenagem a Jose Roberto Feresin Moraes (in memoriam) e Maria Elisa Moraes, responsáveis pela fundação do REDOME, em 1993. A partir desta edição, o REDOME concedeu o nome de seu fundador à premiação dada aos que contribuíram para o crescimento do registro.

Na abertura, o diretor-geral do INCA e coordenador do REDOME, Luis Fernando Bouzas, agradeceu à equipe organizadora e deu boas-vindas a todos. “É com muito orgulho que recebemos vocês, que sempre tiveram o respeito e o compromisso pela continuidade do serviço prestado, com cada vez mais qualidade”, disse.

Além das palestras técnicas sobre o transplante, ocorreram workshops por setor de atividade: Hemocentros, laboratórios, bancos públicos de cordão e centros de transplante. “O evento foi uma oportunidade para validarmos questões referentes ao período passado, debatermos os passos seguintes e aprovarmos planejamentos para o próximo ano. Estamos avançando cada vez mais na demonstração dos dados de produção do REDOME. Foi instituído o núcleo da qualidade para processar e analisar os dados, além de promover melhorias contínuas e necessárias à atividade”, explica Alexandre Almada, gerente de relacionamento do REDOME.

Na cerimônia de encerramento do evento, aconteceram as revelações entre dois doadores e receptores de medula. Adalgisa Dumke conheceu o menino Ray Eduardo Flores, ambos moradores da cidade de Agudo, no Rio Grande do Sul. A doadora tomou a decisão após ouvir a história de Ray em uma rádio local e, por coincidência, havia compatibilidade entre os dois. Nairo Fernandes, outro doador gaúcho, e a menina argentina Dulce Aguilar Arellano também se encontraram. O primeiro encontro internacional do REDOME foi uma das celebrações do World Marrow Donor Day (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que este ano tem como tema a cooperação internacional entre os registros de todo o mundo.

Além dos doadores e receptores, também receberam o Prêmio Dr. Jose Roberto Feresin Moraes de Cooperação ao REDOME: ESPM Social e Beto Albuquerque, por ações realizadas em redes sociais; Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA); Centro de Transplante do Hospital Santa Marcelina; Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Laboratório de Imunogenética do Hospital do Câncer de Barretos; Instituto TMO – Casa Malice, pelo trabalho realizado com pacientes transplantados; a madrinha do REDOME, Cissa Guimarães, e a equipe do Programa ‘É de Casa’ (TV Globo), por matéria exibida sobre a importância da atualização de cadastro.

Clique aqui para ver os depoimentos dos doadores Adalgisa e Nairo, e das mães de Ray (Luciane) e Dulce (Lucrecia).

 

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.