Formulários atualizados de alocação dos leitos para transplante de medula óssea

A Central Nacional de Transplantes (CNT) atua como mediadora do fluxo de recebimento e encaminhamento dos casos de pacientes com diagnósticos de doenças tratáveis por transplantes de medula óssea (ou outros precursores hematopoéticos) que já possuem doador identificado (aparentado ou não-aparentado) e necessitam de um centro para a realização do procedimento. Em janeiro deste ano, os formulários para controle deste fluxo foram atualizados e devem ter suas novas versões utilizadas por todos os centros de transplante do país.

A CNT, por delegação da Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT), assumiu, desde maio de 2019, a função de atuar na interlocução da alocação de leitos para transplantes de medula óssea. Para organizar o encaminhamento de pacientes foi necessário mapear a oferta e a demanda de leitos para transplantes não-aparentados e aparentados. Após esta etapa inicial, a CNT desenvolveu a chamada “Estratégia Nacional de Alocação de Leitos para Transplantes de Medula Óssea”. 

Durante o processo de mapeamento da rede assistencial foram identificados mais de 70 leitos SUS disponíveis para atender aos pacientes que já possuíam doadores identificados. Dos 51 centros que responderam ao formulário digital enviado pela CNT, 49% informou possuir vagas para atendimento.

Com este mapeamento, a CNT identifica os casos e os leitos disponíveis, e providencia o encaminhamento, por meio de seus processos de trabalho disponíveis nas 24 horas do dia e nos 7 dias da semana. 

O encaminhamento dos casos aos centros leva em conta: 

– Faixa etária dos pacientes;

– Experiência do centro transplantador no tratamento da doença;

– Modalidade de transplante pleiteada (aparentado, haploidêntico, não-aparentado);

 – Disponibilidade de vagas;

 – Existência de vaga em UF de preferência do paciente. 

Para garantir o acesso a todos, os hospitais e centros parceiros avaliam os casos encaminhados pela Central. Por sua vez, a CNT somente encaminha os casos que venham com as seguintes informações:

A – Formulário de submissão dos casos TMO/TCTH;

B – Cópia digitalizada de exames recentes;

C – Relatório médico detalhado.

Os casos devem ser encaminhados com formulário e documentação necessária para regulacaotmo@saude.gov.br e regulatmo2@gmail.com . O formulário deve sempre ser enviado no formato word.

Para mais informações, é possível encaminhar mensagem para a CNT via e-mails: centralnacional@saude.gov.br ou regulacaotmo@saude.gov.br .

Clique aqui para baixar o formulário de submissão de casos TCTH.
Word | PDF

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.