ICDF realiza solenidade de mobilização para doação de medula óssea

Foto: Humberto Pradera

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), um dos centros que realiza o transplante não aparentado com doador do REDOME, comemorou a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea (14 a 21 dezembro), com uma solenidade, no dia 17, para apresentar os resultados da unidade de transplante e lançar a campanha #DoeVidaEmVida #DoeMedula.

A campanha teve como objetivo a conscientização para o cadastro do doador de medula e a importância da atualização do doador já cadastrado. A instituição divulgou vídeos e informativos sobre o tema nas redes sociais e decorou a unidade de transplante com gotas vermelhas para simbolizar os pacientes transplantados.

A solenidade contou com a presença da coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplante (SNT) – Ministério da Saúde, Daniela Salomão, e do ex-deputado federal e autor da Lei Pietro, Beto Albuquerque. As autoridades visitaram a unidade e acompanharam a alta hospitalar de um paciente transplantado. Daniela Salomão (SNT) foi homenageada pela dedicação ao transplante no país e as equipes médicas da unidade, pelo trabalho de reestruturação e treinamento, que deram continuidade ao programa de transplante de medula no Distrito Federal.

A superintendente do ICDF, Núbia Vieira, finalizou o evento com a apresentação dos resultados. A unidade realizou 69 transplantes (autólogo, aparentado e não aparentado) em 2019, 416 desde o início do programa e 50 coletas de doadores do REDOME. Segundo Núbia: “Sem os doadores, esse projeto de salvar vidas, não seria possível”.

Instituída por meio da Lei nº 11.930, de 22 de abril de 2009, também conhecida como “Lei Pietro”, a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea é uma homenagem ao filho do ex-deputado Beto Albuquerque, que faleceu de leucemia. O objetivo da sua criação foi esclarecer sobre a importância da doação e do transplante de medula óssea, além de lembrar que o cadastro é feito de forma rápida e simples.

 

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.