Marcus D´ Almeida apoia WMDD na condução da tocha olímpica em SP

Marcos D

O atleta olímpico Marcus D´Almeida levou os símbolos REDOME e World Marrow Donor Day (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea durante a condução da tocha olímpica, em São Paulo, no dia 24 de julho. Com o mote “Atualize seu cadastro, você pode salvar uma vida em qualquer lugar do mundo”, para celebrar a data em 17 de setembro, a campanha visa a conscientização do doador brasileiro e internacional para manter os dados de cadastro atualizados e ajudar qualquer pessoa por meio da doação de medula óssea.

O esportista, que compete na modalidade Tiro com Arco Recurvo, percorreu 200 metros da Avenida Paulista, durante o revezamento da tocha, usando a munhequeira com a imagem que representa o WMDD e é reconhecida por todos os registros de doadores de medula óssea do mundo. “Carregar a tocha olímpica é um momento único na carreira de qualquer atleta. Se eu tive a oportunidade de levar a chama olímpica, era meu dever levar junto uma causa nobre e que salva vidas no mundo inteiro”, conta o atleta.

No ano passado, o Brasil foi o único país da América Latina a comemorar a data. Em 2016, a proposta do REDOME é realizar campanhas de conscientização durante o período olímpico e paralímpico para atualizar o maior número possível de cadastros de doadores, via formulário do site, e atrair engajamento social, não apenas de doadores do REDOME, mas também de multiplicadores que conscientizem sobre a doação de medula óssea e a responsabilidade do doador em atualizar seus dados.

O WMDD acontece no terceiro sábado de setembro de cada ano e tem como objetivo a conscientização sobre a doação de medula óssea. A data foi criada em 2015 pela World Marrow Donor Association (WMDA), associação mundial que reúne os registros de doadores de medula óssea, totalizando cerca de 27 milhões de doadores em todo o mundo. Em seu primeiro ano, o WMDD foi celebrado por 52 países. A equipe de criação do WMDD lançou um website (www.worldmarrowdonorday.org) para divulgar as ações realizadas pelos Registros de cada país.

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.