REDOME e WMDD durante a condução da tocha paralímpica

SP - Sao Paulo - 04/09/2016 - REVEZAMENTO DA TOCHA PARALIMPICA RIO 2016 - Revezamento da Tocha Paralimpica para os Jogos Paralimpicos Rio 2016. Foto: Rio2016/Andre Mourao

O REDOME esteve presente mais uma vez com a campanha do World Marrow Donor Day (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, durante a condução da tocha, desta vez, a paralímpica. Pedro Racy conduziu a tocha paralímpica, em São Paulo, no dia 4 de setembro, usando a munhequeira com os símbolos do Registro e do WMDD.

Pedro defende a causa paralímpica por conta dos seus dois filhos que possuem fibrose congênita de musculatura extraocular, Mateus (8 anos) e Júlia (4 anos). “O Mateus e a Júlia são crianças como todas as outras, brincam, correm e se divertem. O Mateus até joga bola, mesmo tendo suas dificuldades em locomoção e equilíbrio. Acredito que eles encarem a situação de uma forma positiva, devido à educação que eu e minha esposa passamos para eles”, conta Pedro.

O pai, que vive por nove anos a luta dos dois filhos, afirma a importância de auxílio e incentivo aos que precisam. “Por este motivo sou doador regular de sangue, sou doador de órgãos e estou caminhando com meu cadastro no REDOME, como doador de medula. Pude ter a honra de conduzir a tocha paralímpica e ajudar a defender esta nobre causa, das pessoas portadoras de necessidades especiais, e também, com felicidade, levar comigo a bandeira da doação de medula óssea”.

O WMDD acontece no terceiro sábado de setembro de cada ano e tem como objetivo a conscientização sobre a doação de medula óssea. A data foi criada em 2015 pela World Marrow Donor Association (WMDA), associação mundial que reúne os registros de doadores de medula óssea, totalizando cerca de 28 milhões de doadores em todo o mundo. Em seu primeiro ano, o WMDD foi celebrado por 52 países. A equipe de criação do WMDD lançou um website (www.worldmarrowdonorday.org) para divulgar as ações realizadas pelos Registros de cada país.

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.