REDOME participa da 2ª Jornada de Transplante do Complexo Hospitalar de Niterói

Crédito da foto: Gustavo Bressan

O REDOME participou das atividades da 2ª Jornada de Transplante de Medula Óssea do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), que aconteceu no dia 27 de abril, no H Niterói Hotel, em Ingá, Niterói, Rio de Janeiro. A Jornada foi voltada para profissionais do transplante e teve como objetivo promover um debate sobre as principais atualizações da área.

O coordenador do REDOME, Luis Fernando Bouzas, foi convidado para moderar a mesa “A escolha do doador: do irmão ao alternativo – a prática da busca” e falar sobre a indicação para o transplante de medula óssea em adultos. Outro tema abordado, pelo supervisor do REDOME, Douglas Vidmontiene, foi o processo de doação e seleção de doadores.

A Jornada também contou com  a participação de profissionais do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), Hemorio, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do próprio CHN e de outras instituições. Alguns dos temas abordados foram: Desafios do transplante alogênico, suporte interdisciplinar no transplante, infecções fúngicas, etc.

O CHN foi credenciado em 2016 para fazer transplante não aparentado com doadores obtidos por meio do REDOME. Para Márcia Garnica, infectologista do Programa de Transplantes do CHN, a expectativa para 2017 é continuar aumentando o número de pessoas com indicação para o transplante, principamente pela possibilidade de pacientes que não dispunham de doadores disponíveis terem acesso a um doador alternativo. “Hoje o CHN dispõe de equipamento e mão de obra especializada para realizar esses procedimentos”, enfatizou a médica.

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.