REDOME participa de Congresso da SBTMO com estande e palestras

10

O REDOME participou mais um ano do XX Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO). O evento, que aconteceu de 24 a 27 de agosto, no Gran Marquise Hotel, em Fortaleza, contou com a participação do Registro em palestras e estande. Na festa de encerramento do Congresso foi realizada uma revelação entre paciente e doador não aparentado.

Durante os quatro dias de evento, cerca de 1.200 congressistas puderam participar de palestras de atualização sobre o transplante de células-tronco hematopoéticas. Dentre elas, quatro foram do REDOME com abordagem nos temas: Cadastro e fidelização de doadores, panorama e dados do registro brasileiro, busca de doadores e alta resolução do HLA.

Além da participação em palestras, o REDOME montou um estande, na área de expositores, para celebrar o World Marrow Donor Day (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, que será comemorado em 17 de setembro. O estande tinha material da campanha brasileira para atualização dos dados de cadastro do doador e um espaço para fotos, que gerou mais de 100 apoiadores da campanha brasileira e publicações nas redes sociais para a ação mundial do WMDD.

Pela primeira vez, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), em parceria com o REDOME, realizou um encontro entre um doador de medula do Ceará com o paciente que recebeu sua doação. Gabriel de Oliveira, que mora no Rio de Janeiro e fez o transplante em 2013, conheceu seu doador André Teixeira. Cadastrado pelo HEMOCE em 2011, André é farmacêutico e consultor de onco hematologia. O que o motivou a se tornar um voluntário a doador foi o fato de conhecer de perto a luta dos pacientes com câncer. “A revelação é sempre um acontecimento muito positivo, pois chama a atenção e sensibiliza as pessoas para esta causa tão nobre, que é a doação voluntária e altruísta, tanto de medula óssea, quanto de sangue”, ressalta o presidente da SBTMO e responsável pelo setor de medula óssea do HEMOCE, Fernando Barroso.

15

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.