Supervisores dos Bancos de Cordão da BrasilCord se reúnem para traçar novas metas

Discutir novas estratégias para fortalecer o trabalho da Rede BrasilCord. Este foi o objetivo da I Reunião Presencial dos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUPs) da Brasilcord, que aconteceu nos dias 18 e 19 de janeiro, no Hotel Vila Galé, do Rio de Janeiro.

A principal meta da Rede é a ampliação do serviço para que, além do sangue de cordão, os bancos também realizem processamento e armazenamento de células-tronco de outras fontes, como sangue periférico e medula óssea. Além disso, os BSCUPs da Rede pretendem padronizar seus procedimentos para atender ao processo de Acreditação dos bancos e às normas internacionais necessárias para disponibilizar as unidades de sangue de cordão da BrasilCord para realizar transplante em outros países.

Durante os dois dias de trabalho, os supervisores dos BSCUPs apresentaram propostas e fizeram uma revisão de protocolos e sistemas de tecnologia de informação (TI). Os principais temas discutidos foram: financiamento, Acreditação, melhorias no sistema de TI e a inclusão das unidades de sangue de cordão da BrasilCord na Bone Marrow Donors Worldwide (BMDW), rede mundial de registro de doadores de medula óssea.

xxx

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.