Unidade da Rede BrasilCord é inaugurada em São Luís

Membros de instituições parceiras e autoridades do INCA e da Fundação do Câncer durante descerramento da placa.

A Rede BrasilCord inaugurou a sua 14ª unidade, no dia 15 de dezembro de 2017, em São Luís – Maranhão. O Centro de Processamento Celular (CPC) pertence ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) e tem capacidade de armazenamento de 3.623 unidades de sangue de cordão umbilical, para assim, ampliar as chances de busca de pacientes que precisam do transplante de medula óssea.

Com um investimento de R$ 7 milhões, o CPC também permitirá a seleção e o preparo de materiais para a realização do transplante de medula óssea no estado. O novo Centro abre uma perspectiva na região para tratamento de diversas doenças hematológicas, como leucemias, linfomas, aplasias de medula, e até algumas anemias hereditárias, além de ser um novo eixo de treinamento médico, pesquisa e terapia celular.

Segundo o diretor do Hemomar, o hematologista clínico Marcelo Arruda, o novo CPC motiva também a criação de grupos médicos permanentes para realização de transplantes. “É um grande benefício e esperamos que dentro de, no máximo, um ano, estejamos realizando o primeiro transplante de medula óssea aqui, com profissionais locais e capacitados. Pacientes que antes viajavam para revisão pós-transplante poderão também ser tratados aqui”, disse.

O coordenador da Rede BrasilCord, Luis Fernando Bouzas, acredita que o novo Centro complementa a busca por doadores para transplantes em pacientes que não têm doador familiar. Para ele, é uma forma de aumentar a representatividade genética da população brasileira. “O CPC, além de armazenar amostras doadas de sangue de cordão umbilical, é um laboratório de processamento de células-tronco capaz de suportar atividades de transplante naquela região. Tudo isso é um incentivo para o desenvolvimento e construção de centros de transplantes no Norte e Nordeste. A partir de agora, a base está lançada”, reforçou.

Criada em 2004, a Rede BrasilCord possui atualmente 14 CPCs, localizados em Belém (PA), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Lagoa Santa (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), além de dois em São Paulo (SP). A BrasilCord é uma iniciativa do Ministério da Saúde, com coordenação técnica do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), gestão da Fundação do Câncer e financiamento total do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.