Eu tive câncer, mas o câncer nunca me teve

Luis Fernando Afonso – Paciente transplantado com doador aparentado

Meu nome é Luis Fernando Afonso, voluntário na ONG Pró-Medula. Minha história na causa da medula óssea começou como paciente em dezembro de 2012, quando fui diagnosticado com leucemia linfoide aguda e informado que só um transplante salvaria minha vida.

Receber a notícia de que se tem câncer, não é fácil para ninguém, ainda mais quando não sabemos nada sobre essa doença. Porém, a partir deste momento, encarei minha doença com muito humor, fé e força de vontade. Com a graça de Deus, fui presenteado com dois irmãos 100% compatíveis e fiz meu transplante em setembro de 2013.

Durante o tratamento de quimioterapia, rádioterapia, tranplante e recuperação (dois anos) comecei a acompanhar a luta de outros pacientes. Todos procurando os seus doadores compatíveis e alguns, infelizmente, não conseguindo e morrendo. Foi quando me perguntei: Mesmo sendo um doador de sangue voluntário, por que nunca me cadastrei como doador de medula? Cheguei a conclusão que por falta de informação. Daí em diante, jurei para mim mesmo que, se sobrevivesse, iria levar informação sobre a importância da doação de medula óssea.

Por todo este tempo de atuação, já são sete anos de palestras, campanhas e conscientizações nos mais diversos lugares, até mesmo no Rock in Rio (2017 e 2019). Não queria ter tido câncer, mas posso dizer que o câncer me fez uma pessoa melhor. Hoje tenho uma vida 100% normal e tento levar esperança e ajudar aos que precisam, como precisei um dia. “Eu tive câncer, mas o Câncer nunca me teve”.

#Thankyoudonor

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.