Transformação da dor em amor ao próximo

Cristina Figueroa – Criadora da ONG Davida

Nascida em Buenos Aires (Argentina), vim morar no Brasil há 34 anos com meu filho David, na época com 2 anos de idade. Minha vida se resumia em trabalhar muito para criá-lo sem a presença do pai. Tudo corria bem e minha grande vontade era o tornar um adulto independente e formado. E assim foi, David era muito inteligente, bonito, namorava e cursava a faculdade de medicina veterinária, sua vocação.

Em 2006, de repente, começaram dores nos tornozelos. Como ele jogava tênis e amava esporte, pensamos que poderia ser isso. As dores aumentaram e com seis meses chegamos ao diagnóstico de leucemia com células T. Perdi o chão! David tinha apenas 21 anos e sua força de querer viver envolvia toda família e amigos.

Sempre aprendemos muito com ele sobre o valor da vida. Ele nos pedia para vivermos a vida. Ele foi indicado para o transplante, mas apesar de todo o esforço e das campanhas que realizávamos, seu anjo doador não apareceu. David faleceu no dia 14 de setembro, de 2007.

Quando perdi meu único filho, a vida ficou sem sentido. Mas, pensei em tudo que ele me ensinou. E como sou mãe do David, me juntei a familiares e amigos, e em abril de 2011, fundamos a Associação Davida Casa do Bom Samaritano, uma ONG sem fins lucrativos para transformar a dor em amor ao próximo.

Na Davida, atuamos com palestras, encontros, campanhas de cadastramento externo junto a hemocentros e workshops. Também levamos projetos à autoridades para criação de leis, como o que resultou na Lei Municipal – Semana da Doação de Medula Óssea e  Cordão Umbilical, que depois se transformou na Lei Agosto Laranja 8700/20 – Mês  da Mobilização e Conscientização da Doação de Medula Óssea no Estado do Rio de Janeiro. 

A Davida possui cartilha própria com instruções de como se tornar um doador e pretende seguir levando informação a todo o Brasil. A minha luta pessoal é que nenhuma mãe passe mais pelo que passei de não encontrar um doador. Obrigada, David, por me escolher como sua mãe. Você é meu herói e meu incentivo.

OBRIGADA DOADOR PELO BEM QUE VOCÊ FAZ !!!

#Thankyoudonor

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.