World Marrow Donor Day (WMDD) 2016

Para celebrar o WMDD, qualquer pessoa pode publicar uma foto em suas redes sociais (facebook ou instagran), contando sua história como doador / receptor ou apenas apoiando esta causa. Basta publicar a foto e utilizar as hashtags na legenda: #thankyoudonor ; #WMDD ; #WMDD2016 ; #REDOME.

O doador, quando se cadastra no REDOME, pode ser chamado para realizar a doação para um paciente em qualquer lugar do Brasil e do mundo. Os registros de todo o mundo são conectados e, por isso, é muito comum que um doador brasileiro faça a doação para um paciente fora do Brasil e que pacientes brasileiros também recebam a doação de outro país.

O doador realiza a doação em seu país de origem e o material coletado é enviado para o país do paciente, onde o transplante será realizado. Este é um trabalho de cooperação entre os registros. Em 2015, o REDOME enviou 50 unidades para transplantes no exterior e recebeu 132 unidades do exterior para realizar transplantes no Brasil. Os países em que o Brasil mais encontra doadores compatíveis, sem contar a busca em doadores brasileiros, são: Alemanha, Estados Unidos e Polônia. Os países que mais recebem unidades para transplante do Brasil são: Estados Unidos, Espanha e Alemanha.

No ano passado, o Brasil foi o único país da América Latina a comemorar a data. O REDOME lançou o seu website (redome.inca.gov.br). Este ano, o REDOME visa conscientizar o doador brasileiro e internacional para manter os dados de cadastro atualizados e ajudar um paciente em qualquer país, além de explicar o fluxo de cooperação mundial. A campanha brasileira foi lançada com o mote: “Atualize seu cadastro. Você pode salvar uma vida em qualquer lugar do mundo”.

O World Marrow Donor Day (WMDD) – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea – acontece no terceiro sábado de setembro de cada ano e tem como objetivo a conscientização sobre a doação de medula óssea. A data foi criada em 2015 pela World Marrow Donor Association (WMDA), associação mundial que reúne os registros de doadores de medula óssea, totalizando cerca de 28 milhões de doadores em todo o mundo.

Em 2016, o WMDD será comemorado em 17 de setembro e terá como tema a cooperação internacional para a doação de medula óssea. Para saber mais sobre a data, acesse www.worldmarrowdonorday.org .