Casa Brasil sedia lançamento de campanhas para doação de órgãos

casabrasil3

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e o REDOME lançaram, no dia 17 de setembro, campanhas de estímulo à doação de órgãos e medula óssea no País. A divulgação, realizada no auditório do Espaço Casa Brasil, fez parte das comemorações do Dia Nacional da Doação de Órgãos e do Dia Mundial do Doador de Medula Óssea – World Marrow Donor Day (WMDD).

Com o mote “Atualize seu cadastro. Você pode salvar uma vida em qualquer lugar do mundo”, a mobilização promovida pelo REDOME para o WMDD visava conscientizar o doador sobre a necessidade de atualização do cadastro. Para exemplificar ainda mais todo o processo do doador no Registro, desde o cadastro até a necessidade de atualizar os dados constantemente, o REDOME lançou um vídeo de animação “Como salvar uma vida em 3 passos”, durante o evento, junto à campanha do SNT. “O Brasil vem se engajando nessa iniciativa. No ano passado, fomos o único país da América Latina a comemorar a data”, disse o coordenador do REDOME, Luis Fernando Bouzas.

“Em 2016, realizaremos cerca de 400 transplantes não aparentados no Brasil. O Registro brasileiro foi o que mais cresceu na última década e agora nossa meta é, pelo menos, nos igualar à Alemanha, segundo maior banco do mundo. Precisamos de doadores qualificados que atendam a diversos nichos da população, pois o Brasil é um país miscigenado, o que torna mais desafiante encontrar um doador compatível”, destacou Luis Fernando Bouzas.

Francisco de Assis Figueiredo, secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS), representou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. “O transplante de órgãos e tecidos, quase em sua totalidade, é feito pelo SUS [Sistema Único de Saúde] e o REDOME é o maior banco de medula óssea do mundo custeado pelo sistema público. Nós vamos continuar incentivando essas áreas. A parceria entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e a Força Aérea Brasileira tem otimizado ainda mais o atendimento àqueles que precisam de um transplante, por facilitar e agilizar o transporte de órgãos e tecidos”, ressaltou.

Veja o vídeo “Como salvar uma vida em 3 passos” lançado no Dia Mundial do Doador de Medula Óssea:

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.