REDOME participa de sessão aberta de grupo de trabalho da WMDA

O REDOME foi um dos convidados a participar de uma sessão aberta, sobre gerenciamento de mudanças, do grupo de trabalho de qualidade e regulação – Working Group Quality and Regulation – da World Marrow Donor Association (WMDA), rede mundial que reúne os registros de doadores de medula óssea. A apresentação do registro brasileiro aconteceu no dia 25 de março, durante o encontro de primavera da WMDA, em Marselha, na França.

O objetivo da atividade, além da troca de experiências, era fazer com que cada registro demonstrasse seu trabalho, suas dificuldades e como estas foram superadas para seu desenvolvimento. O coordenador do REDOME, Luis Fernando Bouzas, realizou uma apresentação sobre os desafios operacionais do registro, abordando a rede de trabalho descentralizada e não contratualizada, as mudanças políticas e legislações, além do fato da verba do REDOME ser exclusivamente pública.

“Os aspectos que tornaram o REDOME importante na visão do mundo, como a centralização das ações e o custeio público, representam um sucedido modelo de gestão e atuação, que pode orientar outros países, cujos registros ainda não existem ou estão em desenvolvimento. A busca pela qualidade, a comunicação e a regulação são os pilares fundamentais que nortearam o REDOME nos últimos 12 anos de funcionamento, contribuindo para o reconhecimento alcançado”, comenta Luis Fernando Bouzas.

Além do Brasil, os registros da Romenia (Romania National Registry of Hematopietic Stem Cells Voluntary Donors) e Canadá (Hema-Quebec Stem Cell Donor Registy) também participaram da sessão e falaram sobre os temas “Implementação da identificação universal do doador” e “Kits de coleta para unidades de sangue de cordão umbilical”, respectivamente.

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.