Renascimento e emoção resumem a doação e conhecer seu receptor

André Matos – Doador REDOME

 

Eu sou André Matos, farmacêutico e atuo na área da oncologia e transplante de medula óssea. Sou doador de sangue desde 1998 e em 2004 passei a doar plaquetas por aférese. Em janeiro de 2011, fiz meu cadastro no REDOME e lembro que pensei: “É tão difícil encontrar alguém compatível”!

 

Para minha surpresa, em janeiro de 2013, recebi a ligação do REDOME. Fiquei super feliz com a informação de uma possível compatibilidade e poder salvar uma vida. Em maio recebi outra ligação para saber se gostaria de seguir com o processo de doação. Informei que SIM! Depois de todos os exames que precisei fazer no hemocentro próximo da minha casa, recebi outra ligação para informar que eu era 100% compatível com o paciente. Muito emocionado com a possibilidade de salvar uma vida, pensei: Serei um doador de medula óssea!

 

Seguimos todos os processos, agendamento da doação, até que chegou o grande dia. Após a doação, segurei a bolsa com minha medula óssea e pedi a Deus que abençoasse aquelas células e renovasse a vida do receptor (devido às regras de sigilo, só poderia conhecê-lo após 18 meses da doação).

 

Enfim, dias se passaram, semanas, messes, anos, até que após dois anos e oito meses (junho de 2016), recebi a ligação do REDOME para informar que, enfim, o grande dia de conhecer o receptor havia chegado. Eles haviam pensado na minha revelação para um evento da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO).

 

Eu aceitei a revelação e um dia recebi uma mensagem da mãe do paciente agradecendo e contando que desde o dia do meu “sim”, ela pedia a Deus para me abençoar e não via o momento de me conhecer. Nervoso e suando frio, imediatamente liguei e falei com toda família. Quanta emoção!

 

Emoção mesmo foi quando marcaram a data do nosso encontro pessoalmente, na festa de encerramento do congresso da SBTMO, em agosto de 2016. No momento em que chamaram o receptor para subir no palco, meu coração só faltou sair pela boca. Olhando para ele, aquele jovem de 20 anos, vindo em sua direção, sabendo que está curado, que minha medula está dando uma nova vida, que meu amor está dentro dele. Isso sim foi emoção! Dei um forte abraço que senti seu coração bater junto ao meu. Senti uma grande alegria do renascimento! Neste dia ganhei um irmão que se chama Gabriel. Hoje somos uma família só! 

    

Diante disso, resolvi criar o Consulado FlaMedula, que tem como principal objetivo ajudar a conscientizar pessoas a se tornarem anjos na vida de alguém, por meio de conscientizações, junto a hemocentros, nas campanhas de cadastramento de novos doadores. Seja você também um anjo na vida de alguém! Doe Amor! Doe Vida! Doe Medula Óssea!

#Thankyoudonor

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.