Um simples gesto foi capaz de levar esperança para alguém

Josiane Maria Castro – Doadora REDOME

 

Em 2015, fiz minha primeira doação de sangue e, despretensiosamente, meu cadastro como doadora de medula óssea. Em 2017, recebi uma mensagem de texto falando que eu era compatível com alguém e pedindo para eu entrar em contato por telefone. Depois disso, colhi amostras de sangue para exames mais específicos, a fim de comprovar a compatibilidade, e não tive notícias por um tempo.

Em 29 de maio de 2020, recebi um e-mail pedindo para eu entrar em contato com o REDOME. Liguei, me informaram que comprovaram a compatibilidade com esse paciente de 2017 e que a doação aconteceria, caso eu estivesse disposta. Mesmo em meio à pandemia e amamentando meu bebê, disse que sim na hora, pois é uma situação que não pode esperar.

Com isso, vieram os agendamentos de viagem para exames e coleta. Explicaram que a minha doação seria por aférese e marcaram minha primeira viagem para Curitiba, onde faria os exames para averiguar minha saúde. Com estes exames, descobri que não tinha acesso venoso periférico e não poderia doar por aférese, sendo necessária a troca do método de doação. Fiz uma doação de sangue para usar em mim mesma no dia da coleta da medula, que agora seria por punções no osso da bacia, passei pelo anestesista e fui para casa dois dias depois.

Voltei para Curitiba dois dias antes da doação para fazer o teste de Covid-19. Finalmente, chegou o dia da coleta! Fui levada ao centro cirúrgico para fazer a doação (a palavra “cirúrgico” pode assustar um pouco, mas o procedimento é relativamente simples). Quando tudo acabou, um dos médicos me mostrou uma bolsa com o material colhido e me parabenizou pela doação. Fiquei um tempo em observação e fui para o quarto.

Sobre a experiência, só posso dizer que me sinto extremamente feliz e agraciada por ser a chance de alguém. Palavras não descrevem o quanto me sinto especial por saber que um simples gesto meu será capaz de levar esperança de cura para alguém. A equipe do hospital é maravilhosa: Um pessoal alegre, simpático e que faz tudo com amor! Todos fizeram de tudo para que eu me sentisse bem em todos os momentos. Imagino que quem recebeu minha medula tenha ficado muito feliz por ter encontrado alguém compatível, mas posso garantir que a minha felicidade por poder ajudar alguém também é enorme. Fazer parte disso foi muito gratificante.

#Thankyoudonor

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber periodicamente novidades sobre o REDOME.