O 11º Encontro da Rede REDOME aconteceu entre os dias 01 e 04 de agosto, no Windsor Barra Hotel – Rio de Janeiro. Com um público de aproximadamente 250 participantes, o evento reuniu profissionais de centros de transplante não aparentado, hemocentros, laboratórios, centros de processamento celular (CPC) e ONGs, para discutir melhorias e alinhar procedimentos em prol do serviço em todo o Brasil.
Dentre os temas abordados destacamos as estratégias para aumentar a transparência no processo de cadastramento de novos doadores, revisão de critérios clínicos associados à maior segurança na coleta de células-tronco hematopoéticas e o impacto das novas metodologias laboratoriais de tipificação HLA no processo de busca de doadores não-aparentados. Nesta edição também foi realizado o 1º Workshop para ONGs sobre conscientização e fidelização de doadores, que promoveu uma discussão sobre os desafios e alinhou os temas a serem repassados durante o trabalho de conscientização.
Este ano, o Encontro aconteceu junto ao Congresso da SBTMO. A atualização da rede REDOME e os workshops foram durante o Pré-Congresso e os temas científicos referentes ao Registro, HLA, transplante não aparentado e multidisciplinar fizeram parte do programa do Congresso SBTMO.
Abaixo você encontrará o link com as apresentações e relatórios dos assuntos que foram abordados nos workshops para cada grupo de trabalho:
Workshop BSCUP CPC
Relatório Workshop Hemocentros
Relatório Workshop Centros de Transplante
Relatório Workshop Sociedade Civil Organizada
Relatório Workshop Laboratórios
Workshop Hemocentros – PESQUISA DOADORES
Workshop Hemocentros – Geral
Workshop Centros de Coleta_Transplante 1
Workshop ONGS- Dra Danielli Oliveira
Workshop Centros de Coleta_Transplante 2
Workshop ONGs – Capacitação sobre o transplante de medula óssea
Workshop Laboratórios
Workshop ONGS- Como é feita a busca por doadores
Workshop ONGS- Posicionamento REDOME
Workshop ONGS- Política de confidencialidade REDOME
Workshop ONGS- CONFIDENCIALIDADE E MÍDIAS