Notícias

Redome

26/08/2025

Compartilhe

Logo facebook

De presente de Dia dos Pais, paciente celebra a vida graças à doadora internacional de medula

Marcio Antônio Zanatta reuniu a família para agradecer sua doadora por videochamada

Família reunida em videochamada com a doadora internacional - Arquivo Pessoal

No último Dia dos Pais, Marcio Antônio Zanatta reuniu toda a família em torno da mesa. O motivo não era apenas a celebração em si, mas a chance inédita de agradecer, por chamada de vídeo, à mulher que salvou sua vida: uma doadora internacional de medula óssea.

Histórias como a deles serão contadas pelo Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), do Ministério da Saúde, em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea (WMDD), celebrado no dia 20 de setembro com o tema “Heróis da Esperança”.

Diagnosticado com leucemia mieloide aguda em junho de 2020, Marcio enfrentou meses de internação e quimioterapia até receber a notícia de que apenas um transplante poderia lhe dar chances reais de cura. Apesar de ter três irmãos e duas filhas, nenhum familiar era 100% compatível. A resposta veio do outro lado do mundo, em 2021, em plena pandemia de covid-19, quando uma doadora anônima interrompeu sua rotina, ainda limitada pelas restrições da crise sanitária, para salvar a vida de alguém que não conhecia.
“Receber a notícia de que tinha uma doadora compatível foi como ganhar uma nova chance de viver”, relembra Marcio.

O encontro mais marcante aconteceu em 10 de agosto, no último Dia dos Pais. “Reuni esposa, filhas, genros e netos para agradecermos aquela que, em um ato de amor, me deu vida e esperança. É impossível colocar em palavras a gratidão que sentimos. Acredito que só quem passou por uma situação como essa tem ideia da importância desse encontro”, conta.
“Sempre nos reunimos em família nessa data, e desde 2021, a minha doadora está em nossas orações. Mas nesse Dia dos Pais, pela primeira vez, enquanto estávamos todos juntos, pudemos agradecer pela vida da minha doadora, podendo chamá-la pelo nome”, complementa Marcio.

Caroline Zanatta, uma das filhas de Marcio, resume a emoção da família: “Graças a ela, pudemos celebrar mais um Dia dos Pais com nosso pai. Voltamos a sorrir e a sonhar”, comenta Caroline.

Marcio e a família agora esperam conhecer a doadora pessoalmente. “Queremos poder lhe dar um abraço de gratidão e dizer frente a frente: obrigado! Pessoas como ela nos lembram da beleza da empatia e do poder transformador do amor ao próximo”, afirma Marcio.

Ele também destaca o papel fundamental do REDOME, que viabilizou todo o processo: “O REDOME foi importantíssimo em minha vida. Sem ele minha história não teria sido a mesma. Ao receber a medula da minha doadora, recebi muito mais que células: recebi futuro”, ressalta.

Caroline reforça a importância do trabalho: “Todos se surpreendem quando descobrem que o transporte internacional de medula óssea é integralmente custeado pelo REDOME, sem custo nenhum para o paciente e para o doador. É um processo fantástico, uma logística maravilhosa. Meu pai só teve a chance de viver porque existe uma rede que torna isso possível”, enfatiza Caroline.

Ao compartilhar sua história, Marcio deixa um recado para quem ainda tem dúvidas sobre se cadastrar como doador de medula óssea, possível para pessoas entre 18 e 35 anos: “É um gesto simples, mas capaz de mudar o destino de uma família inteira. Eu sou a prova viva de que doar é multiplicar esperança”, conclui Marcio, que junto com a sua doadora se somam aos milhares de heróis celebrados no Dia Mundial de Doador de Medula Óssea.

Conheça outros depoimentos.

bolinhas decorativas

Notícias

Redome

26/08/2025

Compartilhe

Logo facebook
Seta de voltar Voltar