No instante em que você decide doar, nasce a esperança de uma nova vida

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  • Procure o hemocentro mais próximo de você para se cadastrar.

    Informe seu CEP ou estado para encontrar os hemocentros mais próximos, ou clique e veja a lista completa de hemocentros

    O que você precisa para fazer seu cadastro?

    Ter entre 18 e 35 anos de idade.

    Levar um documento original de identificação oficial com foto.

    Estar em bom estado geral de saúde. Confira lista de condições impeditivas

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    Analise e assine o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

    Acesse e leia o termo de consentimento
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    Compareça ao hemocentro para coletar uma amostra de sangue.

  • Pronto!

    Você já faz parte do nosso banco de doadores.

    Mas lembre-se: o seu cadastro no hemocentro não é uma doação!

    A amostra de sangue coletada é para identificar seus dados genéticos de compatibilidade (os genes HLA) e avaliar a possível compatibilidade entre você e um paciente que precisa do transplante de medula óssea.

  • imagem de circulos

    No caso de uma possível compatibilidade, entraremos em contato com você.

    Saiba que o contato pode levar alguns anos ou até mesmo não acontecer, o que significa que não identificamos compatibilidade genética entre você e os pacientes em busca de doador não aparentado. De qualquer forma, seu cadastro permanecerá ativo em nosso registro até você completar 60 anos de idade.

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O que você precisa para fazer seu cadastro?

Ter entre 18 e 35
anos de idade

Levar um documento original
de identificação oficial com foto

Estar em bom estado geral de saúde.
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Leia e assine o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que será apresentado no hemocentro.

Um profissional do hemocentro estará disponível para esclarecer suas dúvidas.

Uma amostra de sangue será coletada.

Pronto!

Você já faz parte do nosso banco de doadores.

Mas lembre-se: o seu cadastro no hemocentro não é uma doação!

A amostra de sangue coletada é para identificar seus dados genéticos de compatibilidade (os genes HLA) e avaliar a possível compatibilidade entre você e um paciente que precisa do transplante de medula óssea.

No caso de uma possível compatibilidade, entraremos em contato com você.

Saiba que o contato pode levar alguns anos ou até mesmo não acontecer, o que significa que não identificamos compatibilidade genética entre você e os pacientes em busca de doador não aparentado. De qualquer forma, seu cadastro permanecerá ativo em nosso registro até você completar 60 anos de idade.

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Mantenha seus dados pessoais sempre atualizados para garantir que você seja encontrado

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Você pode fazer isso pelo nosso site ou então pelo nosso app exclusivo, que não só facilita a atualização como também permite que você tenha a sua carteirinha e declaração de doador sempre à mão

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  • No caso de uma possível compatibilidade, faremos contato por meio de telefone, mensagem de whatsapp ou e-mail

    Vamos conversar sobre seu desejo e disponibilidade para seguir no processo de doação, revisar seus dados cadastrais e fazer algumas perguntas sobre sua saúde. Após esse primeiro contato, pode ser necessária uma nova coleta de sangue para exames confirmatórios. Nesse momento, ainda não temos a garantia de que você será compatível com o paciente que está em busca de um doador.

  • Aguarde enquanto confirmamos a compatibilidade

    Caso não façamos um novo contato dentro de 180 dias, significa que você não foi compatível ou o paciente não fará mais o transplante. Mas seu cadastro continuará ativo para futuras tentativas e, por isso, é tão importante manter seus dados sempre atualizados.

  • Existe compatibilidade com um paciente, e agora?

    Após a confirmação da compatibilidade com novos testes, entraremos em contato para verificar a melhor data para uma avaliação clínica, além da coleta de alguns exames de sangue para atestar que a sua saúde não apresenta nenhum problema. Também agendaremos a data para a realização da coleta conforme a sua disponibilidade.

  • Existe compatibilidade com um paciente, e agora?

    Fique tranquilo: a doação só ocorre quando temos certeza que você está em bom estado de saúde. Além disso, tomaremos todas as providências para a sua doação, arcando com suas despesas e as de seu acompanhante por meio de recursos do SUS/ Ministério da Saúde – isso pode incluir passagem aérea, transporte de táxi, hotel e alimentação.

  • Saiba como é feita a doação

    A doação de medula óssea para transplante corresponde à coleta ou retirada das células da medula óssea do doador. Esta coleta pode ser realizada por punção da medula óssea em centro cirúrgico e sob anestesia, ou por aférese de sangue periférico – procedimento em que o sangue é processado em uma máquina (aférese) para separar as células-tronco, após o uso de uma medicação específica e sem necessidade de internação hospitalar. A decisão sobre a forma de coleta será feita pela equipe médica, juntamente com você.


    Lembramos que todo este processo ocorre de forma voluntária e anônima, ou seja, você não sabe para quem está doando e o paciente também não terá suas informações pessoais.

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Aguarde enquanto confirmamos a compatibilidade

Caso não façamos um novo contato dentro de 180 dias, significa que você não foi compatível ou o paciente não fará mais o transplante. Mas seu cadastro continuará ativo para futuras tentativas e, por isso, é tão importante manter seus dados sempre atualizados.

Existe compatibilidade com um paciente, e agora? 

Após a confirmação da compatibilidade com novos testes, entraremos em contato para verificar a melhor data para uma avaliação clínica, além da coleta de alguns exames de sangue para atestar que a sua saúde não apresenta nenhum problema. Também agendaremos a data para a realização da coleta conforme a sua disponibilidade.

Existe compatibilidade com um paciente, e agora?

Fique tranquilo: a doação só ocorre quando temos certeza que você está em bom estado de saúde. Além disso, tomaremos todas as providências para a sua doação, arcando com suas despesas e as de seu acompanhante por meio de recursos do SUS/ Ministério da Saúde –  isso pode incluir passagem aérea, transporte de táxi, hotel e alimentação.

Saiba como é feita a doação

A doação de medula óssea para transplante corresponde à coleta ou retirada das células da medula óssea do doador. Esta coleta pode ser realizada por punção da medula óssea em centro cirúrgico e sob anestesia, ou por aférese de sangue periférico – procedimento em que o sangue é processado em uma máquina (aférese) para separar as células-tronco, após o uso de uma medicação específica e sem necessidade de internação hospitalar.  A decisão sobre a forma de coleta será feita pela equipe médica, juntamente com você.

Lembramos que todo este processo ocorre de forma voluntária e anônima, ou seja, você não sabe para quem está doando e o paciente também não terá suas informações pessoais.

É possível conhecer o paciente?

Sim, mas saiba que o  processo de preparo para a doação é anônimo e você não terá nenhuma informação sobre o paciente durante os testes ou a doação.

Após o transplante, você poderá obter algumas informações sobre a saúde do paciente e até mesmo conhecer para quem doou, mas existem algumas regras para garantir a sua privacidade, e também a do paciente.

  • 6 meses após o transplante

    você poderá solicitar informações sobre o estado de saúde do paciente. Estas informações serão enviadas pela equipe médica do centro de transplante do paciente para o REDOME.

  • Após um ano do transplante

    você poderá enviar uma mensagem anônima para o paciente, com até seis linhas e não contendo seus dados pessoais. Esta mensagem será enviada, pelo REDOME, para a equipe médica do paciente. Se o paciente responder, entraremos em contato com você para entregar a mensagem.

  • Após 18 meses:​

    a partir deste prazo, você poderá solicitar a troca de contato entre você e o paciente. Para isso, teremos que consultar a equipe médica do paciente para obter seus dados de contato. Quando todos estiverem de acordo, você receberá os dados do paciente e, finalmente, poderão se conhecer.

E no caso de pacientes internacionais?

O REDOME não tem como garantir que você poderá conhecer o paciente para quem doou, pois cada registro tem suas regras e prazos para permitir este contato. Em alguns casos, essas solicitações podem ser negadas e a troca de mensagens ou o encontro poderão não ocorrer mesmo que os prazos do REDOME tenham sido atendidos.


Mas seja qual for a resposta, tenha certeza que sua doação será sempre lembrada pelo paciente que a recebeu.

Se você quer saber sobre seu paciente ou tentar conhecê-lo, envie um e-mail para postransplante@inca.gov.br, incluindo seu nome completo, data de nascimento e CPF.