REDOME na mídia

Compartilhe

Logo facebook

Como Brasil criou o 3º maior registro de doadores de medula

Reportagem da Deutsche Welle Brasil explica como REDOME elevou chance de achar doador compatível

Funcionária de laboratório analisa exame de genes HLA. Foto: AMEO

A reportagem da Deutsche Welle Brasil publicada em 2024 e atualizada em 2025 explica que histórias de sucesso de transplantes de medula óssea entre pessoas que não têm parentesco são possíveis, no Brasil, graças ao Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Criado em 1993, o banco tem atualmente cerca de 5,9 milhões de doadores cadastrados (dados disponíveis no site do REDOME em 2025). Em 2024, o banco atuava em conjunto com 112 hemocentros em todos os estados.

Vinculado ao Ministério da Saúde e coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o terceiro maior banco de doadores voluntários no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Alemanha, e o maior de financiamento exclusivamente público.

Conquista nacional

Por tratarem-se de estruturas complexas e bastante custosas, os registros estão presentes de forma bastante desigual ao redor do mundo. O primeiro registro de doadores de medula entre não aparentados é da Inglaterra, onde também ocorreu o primeiro transplante entre não parentes, em 1973.

Atualmente, o maior em número de doadores é o americano NMDP. O segundo, é o DKMS, que foi fundado na Alemanha em 1991 e opera também em diferentes países, como Polônia, Reino Unido, Índia, África do Sul, e recentemente no Chile e na Colômbia. O REDOME é o terceiro da lista.

Para a coordenadora do REDOME, Danielli Oliveira, o fato de o Brasil ter um registro expressivo é notável. 

"Isso não é comum entre países com nosso IDH. É mais uma das conquistas ou contradições que temos no Brasil, é um luxo".

De fato, em comparação com outros países latino-americanos, o REDOME é uma estrutura mais madura.

"Na América Latina poucos países têm registro. O México tem, mas é muito pequeno ainda. Apenas Uruguai e Argentina têm registros consolidados, e o Chile começou a ter registro há apenas cinco anos. Além disso, o Brasil possui um dos registros mais diversos do mundo, por sermos uma população altamente miscigenada", afirma a coordenadora.

bolinhas decorativas

REDOME na mídia

Compartilhe

Logo facebook
Seta de voltar Voltar