Brasil é o 3º em doadores de medula óssea; você pode fazer parte
Reportagem da TV Brasil explica atuação do REDOME
A reportagem da TV Brasil esclarece que o Brasil tem o terceiro maior banco de medula óssea do mundo, atrás apenas da Alemanha e dos Estados Unidos. São cerca de 6 milhões de brasileiros cadastrados e dispostos, de forma voluntária, a salvar uma vida. A doação pode ser a única esperança de cura para um paciente.
Durante a entrevista, Danielli Oliveira, coordenadora do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), explica que:
“Cerca de 65% dos pacientes no Brasil que encontram um doador de medula óssea compatível, o encontram no REDOME. Mas é importante dizer que o REDOME integra uma grande rede de cooperação internacional. São quase cem registros em todo o mundo, totalizando 43 milhões de doadores”.
Além disso, Danielli lembra que:
“Tão importante quanto se cadastrar é que aqueles doadores que já estão cadastrados mantenham seus dados atualizados, porque o doador pode ser compatível com algum paciente 5, 10, 15 anos depois do cadastro. E se o REDOME não tem as informações atualizadas, mesmo que a pessoa queira muito doar, pode não ser encontrada a tempo”.