Notícias

Redome

26/12/2025

Compartilhe

Logo facebook

Dia da Gratidão celebra 12 anos de encontros que transformam vidas no Hemocentro do Ceará

Evento celebra histórias de solidariedade que conectam doadores e receptores por meio do REDOME

Encontro de uma receptora com sua doadora. Foto: Divulgação Hemoce

Criado em 2013, o projeto Dia da Gratidão nasceu com um propósito claro: reconhecer o gesto solidário dos doadores voluntários de medula óssea e permitir encontros entre doadores, pacientes, familiares e toda a rede de apoio envolvida no processo. Ao longo do tempo, a iniciativa se consolidou como a tradicional Festa da Gratidão, um momento de celebração da vida, de reconhecimento e de revelação e reencontro de histórias que se cruzaram por meio da doação.

Ao celebrar histórias de solidariedade, o Dia da Gratidão reafirma que a doação é, acima de tudo, uma ação que conecta vidas. Portanto, nada mais justo do que o projeto integrar as notícias de final de ano do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e a homenagem do Registro à Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea, celebrada de 14 a 21 de dezembro.

Promovido há 12 anos pelo Hemocentro do Ceará (Hemoce), o Dia da Gratidão chega à edição de 2025 com um simbolismo especial. A cerimônia foi realizada no dia 22 de dezembro de 2025 e marcou também os 25 anos da Portaria nº 1.315/2000, que estabeleceu as diretrizes para o cadastro de doadores voluntários de medula óssea nos hemocentros para o REDOME, considerada um marco histórico para a doação no Brasil.

Dia da Gratidão 2025. Foto: Divulgação Hemoce

De acordo com Francisca Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Medula Óssea do Hemoce, pedagoga, psicóloga e especialista em psicopedagogia, a essência do projeto vai muito além de uma cerimônia institucional. “O Dia da Gratidão é de importância imensurável. A gratidão é um sentimento único e profundamente significativo tanto para quem doa quanto para quem recebe. Promover este evento dentro de um serviço público nos lembra que nosso foco não é apenas cuidar de doenças, mas cuidar de pessoas”, afirma.

Francisca é homenageada com uma placa comemorativa. Foto: Divulgação Hemoce

A programação deste ano foi concebida para valorizar cada etapa do processo de doação de medula óssea. A agenda incluiu abertura oficial com a diretoria-geral do Hemoce, homenagem com entrega de medalhas e camisas exclusivas aos doadores que realizaram a coleta em 2025, além da entrega de troféus a colaboradores e instituições parceiras que se destacaram no processo de doação no Ceará. Também aconteceu uma homenagem ao REDOME, a exibição do vídeo de um doador para seu receptor que esteve presente na plateia e, como ponto alto, o aguardado momento de revelação e encontro entre receptores e doadores, cujas vidas foram transformadas pela doação.

Encontro de um receptor com seu doador. Foto: Divulgação Hemoce

Para Francisca Rodrigues, o evento materializa os valores que norteiam o trabalho do Hemoce. “No Dia da Gratidão, a humanização do nosso trabalho se manifesta de forma concreta nos encontros, nos abraços e nas boas lembranças. Reforçamos valores como solidariedade, ética, responsabilidade, humanização, excelência, modernização, organização, confiança e empatia”, destaca.

Ela também faz questão de ressaltar o papel dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). “Enquanto servidores do SUS, sentimos uma profunda realização. A oportunidade de realizar um trabalho que salva vidas não apenas nos dignifica, mas também nos impulsiona a sermos melhores seres humanos a cada dia”, enfatiza. Segundo Francisca, o Hemoce segue como uma rede de cuidado e de portas abertas, comprometida com os princípios de universalidade, integralidade e equidade, garantindo que a saúde e a solidariedade cheguem a todos que precisam.

Os números reforçam a relevância do Ceará no cenário nacional e internacional da doação. Ao longo de 25 anos, o estado já ultrapassou a marca de 240 mil doadores voluntários cadastrados. Nesse período, foram realizadas 161 coletas de medula óssea, sendo 96 destinadas a pacientes no Brasil e 65 enviadas para outros países, como Itália, Portugal, Canadá, Argentina, Holanda, Espanha, Turquia, Inglaterra, Alemanha, Israel, Bélgica, Dinamarca, França e Estados Unidos, a partir de doadores provenientes do Ceará e de diversas regiões do País.

bolinhas decorativas

Notícias

Redome

26/12/2025

Compartilhe

Logo facebook
Seta de voltar Voltar