O momento chegou em uma fase de grandes desafios pessoais. Poucos meses antes da doação de medula óssea, Valéria Áurea, de 42 anos, descobriu que o marido precisaria iniciar tratamento de diálise.
“Por um instante, o meu mundo desmoronou. Temos três filhos e uma rotina diária que mudou do dia pra noite”, conta.
Ainda assim, o chamado para a doação veio como um reforço de esperança. “Quando recebi a notícia de que eu era compatível com alguém, não pensei em nada a não ser em ajudar. Ficou mais forte ainda o desejo de ser doadora. Hoje tenho confiança que, assim como fui a esperança de vida de alguém, o meu marido também consiga um transplante de rim”, afirma.
A solidariedade sempre fez parte da vida de Valéria. Em 2016, ela decidiu se cadastrar no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) movida pelo sentimento de solidariedade. “Entendi que essa é minha missão como ser humano: ajudar o próximo”, menciona.
Anos depois, a decisão transformou-se em uma das experiências mais marcantes de sua vida. “Receber a notícia de que eu era compatível com um paciente foi emocionante pra mim. Foi muito gratificante saber que poderia ajudar alguém que estava na expectativa de encontrar um doador compatível. Não consigo descrever o tamanho da emoção”, relembra.
Durante o processo, Valéria recebeu todo o suporte necessário da equipe médica. “Foi tudo muito tranquilo, tive assistência o tempo todo, tirei dúvidas e fui muito bem acolhida por excelentes profissionais”, destaca.
Ela também precisou lidar com o desconhecimento de familiares e amigos sobre o procedimento. “Minha família ficou sem entender nada, não tinha muita informação sobre o que era e o processo de doação, mas fui explicando até entenderem tudo. Já meus amigos falaram que era muita coragem, porque as pessoas ainda têm o mito de que o procedimento é doloroso”, conta.
Hoje, ela quer inspirar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho. “Gostaria que as pessoas descobrissem o verdadeiro sentido do gesto de doação de medula óssea. Isso não é só sobre salvar uma vida, é sobre salvar vidas: a da pessoa que espera, a dos familiares, dos amigos e a sua própria vida. Tudo passa a ter mais sentido quando nos doamos em prol de uma causa,” complementa.
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Conheça os canais de atendimento do REDOME
O REDOME oferece diversos canais de atendimento para facilitar o contato e o esclarecimento de dúvidas de doadores e pacientes.
– Chatbot: o REDOMEBot está sempre pronto para ajudar, a qualquer momento. Para acessá-lo, basta ir até a página principal do site oficial do REDOME.
– Perguntas e respostas (FAQ): a seção também está disponível no site e aborda as dúvidas mais comuns sobre o cadastro e a doação, auxiliando doadores e pacientes a encontrarem as informações de que precisam.
– Site oficial: o site do REDOME é uma fonte completa de informações, com detalhes sobre quem pode ser doador, doenças impeditivas e a importância de manter o cadastro atualizado.
– Aplicativo: o REDOME disponibiliza, ainda, um app, que permite atualizar dados cadastrais e emitir a declaração e a carteirinha de doador.
O hemocentro mais próximo está à disposição para esclarecer dúvidas e realizar o cadastro de novos doadores.
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