O Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), do Ministério da Saúde, acaba de lançar o Plano Estratégico 2025–2028. O documento, que consolida diretrizes e ações para os próximos quatro anos, tem como foco a melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira e à comunidade internacional. Além disso, o Plano reafirma o compromisso do REDOME com a transparência, a inovação e o cuidado humanizado.
Confira aqui o Plano Estratégico completo.
Mais do que um guia técnico, o novo ciclo de planejamento é um instrumento de gestão e transparência, que traduz o esforço coletivo de uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada. “Tornar público este Plano é reafirmar o papel do REDOME como instituição que valoriza a gestão responsável, a comunicação clara com a sociedade e o alinhamento com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca Danielli Oliveira, coordenadora do REDOME.
O documento também carrega histórias. As fotografias que ilustram suas páginas apresentam doadores e receptores reais, cada um deles testemunha o impacto transformador da solidariedade e da importância da atuação do REDOME para milhares de famílias. Ao mostrar pessoas reais, o material dá vida aos números e às estratégias, humanizando as ações e aproximando o público do trabalho do Registro.
Entre os destaques do novo ciclo estão os quatro objetivos estratégicos que nortearão as ações até 2028:
– Aprimorar o cuidado, o bem-estar e a segurança do doador ao longo de todo o processo de doação, buscando sua satisfação, por meio de processos humanizados, comunicação eficaz e acompanhamento contínuo;
– Identificar o melhor doador possível para o paciente, em alinhamento com as equipes médicas;
– Fomentar a transformação digital, impulsionando a geração de conhecimento, a inovação e a pesquisa científica;
– Aprimorar os processos de gestão e qualidade, fortalecendo e consolidando parcerias com a rede nacional e os registros internacionais.
O novo ciclo também marca a consolidação do REDOME como referência internacional. Em 2024, o Registro conquistou a certificação da World Marrow Donor Association (WMDA), reconhecimento que atesta a conformidade dos processos do REDOME com os mais altos padrões de qualidade e segurança para doadores e pacientes.
Atualmente, o REDOME é o terceiro maior registro de doadores voluntários de medula óssea do mundo, com mais de seis milhões de pessoas cadastradas. Entre 2022 e 2024, 383.510 novos doadores foram incluídos no Registro e 2.919 buscas foram concluídas para pacientes brasileiros que necessitavam de transplante. No mesmo período, 788 células de doadores nacionais foram coletadas para pacientes brasileiros, 471 células de doadores internacionais foram viabilizadas pelo REDOME para transplantes em pacientes brasileiros e 283 doadores brasileiros realizaram doações para pacientes de outros países, reforçando o papel do Brasil na rede mundial de doação.
O Plano Estratégico 2025–2028 simboliza uma nova etapa na história do REDOME, reafirmando seu compromisso com a expansão internacional, a ciência e a vida. “Ao divulgar este documento, o REDOME não apenas compartilha seus objetivos, prioridades e métodos de atuação para o ciclo 2025-2028, mas também renova seu compromisso com a sociedade. É um convite à parceria, à participação e à valorização de cada elo dessa rede de cuidado que salva vidas”, enfatiza Danielli.